Maratona do Porto

No domingo realizei um dos objetivos a que me tinha proposto para este ano, fazer uma maratona.
Decidi que teria de ser em casa a primeira vez :) e optei por enfrentar a distancia mitica dos 42.195m no Porto.
Três a quatro meses antes da prova, iniciei o meu treino de preparação. Nunca passei dos 40km por semana (3 treinos).
Provavelmente seria muito pouco, contudo com uns passeios de bike ao fim de semana e uns trails a coisa iria lá...
Na semana passada tive mais cuidados com a alimentação e fiz o ultimo treino na quarta, depois foi só esperar até Domingo.

Às 9H em ponto foi dado o tiro de partida no Palácio de Cristal para os 8000 atletas, distribuídos entre as duas provas: family race (15km) e a Maratona.
Arranquei com uns colegas e o objetivo era chegar ao fim, se possível com um tempo inferior às 4h.
Os primeiros kms são lindos e auto-confiança não falta, tinha pra dar e pra vender. Ambiente espetacular e sentia-me muito bem em frente ao edifício da Alfandega(21km). Metade já está feito com sucesso!
Passamos a Ribeira com muita gente a aplaudir e objetivo agora era a Afurada (27km). Nos reforços não perdia uma oportunidade de varrer tudo o que podia sem parar.
O corpo todo bebeu powerade comi um cacho de bananas e toda a minha cara era marmelada. Sabia que o grande teste estaria acima dos 30km pois não tinha passado essa marca e supostamente fala-se, no mundo das corridas, da parede virtual entre os 30 e os 32km. Enquanto procurava a "parede" perdi um abastecimento sólido (35km)...ups.
Erros pagam-se caro e já sabia que vinha pain. No quilometro 36 e 37 passei um mau bocado mas pensei que o sacrifício seria curto (aprox. 30mim) e comecei a pensar km a km. Quando avisto a tabuleta dos 39km pensei: "Vou enfardar(comer) aos 40km e depois viro para a Avenida da Boavista e está feito!!!"
Assim foi, no inicio da avenida já havia muito apoio das pessoas e a dada altura formou-se um corredor humano. Os atletas passavam pelo meio e a pessoas puxavam por nós pelo nome que tínhamos no dorsal.
Meus caros que sensação!!!! Entrei no corredor desfeito mas rapidamente fiquei galgo, só falta a cereja no topo do bolo...
Braços no ar e um misto de sensações inexplicáveis. Esta ninguém me tira!
Objetivo cumprido, com 3h45m49s.

Para o ano conto com mais fraquinhos. O track e os detalhes técnicos podem ser vistos aqui.

Comments

Castanhada 2012 - Espectacular

Hoje foi dia de Castanhada na simpática e bela vila de Arcos de Valdevez, tendo como representantes dos SuperFraquinhos o Mendes e o puto novo Nuno :). O nosso amigo Joel também marcou presença. O nosso amigo de Viana do Castelo, Rui Novo, também marcou presença com a sua simpatia habitual.
Da ida ao secretariado resultou um dorsal e duas abraçadeiras assim como a senha do almoço! Não que os brindes habituais me entusiamem muito, mas geralmente trazemos um saco com qualquer coisa! Parecia dinheiro a mais para tão pouca coisa, foi uma coisa esquisita, mas talvez seja o sinal dos tempos.
A verdade foi que o tempo esteve espetacular, a temperatura ideal para o BTT, as fotos ilustram melhor que as palavras.
Quanto mais quilómetros fazia mais satisfeito ficava porque de facto os locais, as paisagens, os single-tracks eram espectaculares, mas espectaculares mesmo. Mais uns quilómetros chegou o abastecimento e como podem ver havia muita coisa, inclusive bolos, assim como que redondos com creme no meio (lol). Nesta altura a sensação inicial de ter pago a mais para este evento já tinha desaparecido por completo.
Após o abastecimento tive o privilégio de conhecer mais um betetista de nome Tiago Fernandes, com um sentido de humor muito apurado, que fez questão de ser fotografado numa das poucas subidas que tinham que ser feitas com a "burra" às costas. O Tiago e eu fizemos uns quilómetros em conjunto sempre na treta tendo eu ficado a saber que ele, por engano, tinha ido às amoras selvagens. Infelizmente veio sem amoras mas muitas arranhadelas. Tiago espero que a tua mãe não seja seguidora do blog dos superfraquinhos :), se for estás tramado!.
Os detalhes técnicos do percurso de hoje podem ser vistos no link.
PS: Peço desculpa mas não tive tempo para redigir uma reportagem mais curta.
Comments

Sábado desportivo

O objecivo para hoje era sair de Amares a pedalar até Taíde onde engatariamos na rota dos bifes 2012. Já na Póvoa de Lanhoso parti os linguetes do cubo e tivemos que regressar a Braga à Doctor Bike onde conseguimos reparar a bike.

No regresso a Amares ainda passamos por um parque radical onde o Mendes não resistiu a fazer alguns saltos. Por fim passamos em Adaúfe para umas fotos junto ao Rio Cávado.

À tarde ainda desafiei outros fraquinhos para participar na 2ª corrida Vital com 5km mas mais ninguem me acompanhou e acabei por ir sozinho.

O track e os detalhes técnicos da aventura falhada de btt podem ser vistos neste link.

O track e os detalhes técnicos da 2ª Corrida Vital podem ser vistos neste link.

Comments

FestBike e Maratona de Santarem 2012

Mais um fantástico evento com a presença dos fraquinhos Antonio, Mendes, Tomané e do regressado Afonseca.

A prova (hoje tambem não era lazer!) ia ser mais uma disputa entre Mendes e António. O track já se imaginava que ia ser bastante rápido pois o acumulado era pouco superior a 1000m para os 80km do percurso. Nada que se compare ao Gerês pois como sabemos "o Gerês é que é bonito"!

Ainda não tinhamos partido e o Mendes já "mamava" gel o que juntamente com a confusão de participantes lhe permitiu desde logo ganhar vantagem.

Só praticamente aos 15km é que o voltei a ver e quando me preparo para acelerar o ritmo da perseguição dou com ele cabisbaixo com o desviador partido! Ele terá que esclarecer se foi acidente ou se não resitiu à pressão! :p

A partir daí mantive o ritmo bastante forte e depois dos 30km não fui ultrapassado por nenhum betetista. Foi uma corrida de trás prá frente . Ia tão rápido que até abanei o Vitor Gamito quando o ultrapassei! (LOL) Ele ainda tentou ir na minha roda mas acabou por desistir completamente exausto perante o ritmo que impus nos ultimos 5km. (LOL)

Ainda houve tempo para dar um valente malho o que me levou à tenda hospital onde por pouco não tinham que me amputar a perna! Felizmente só vou ter que parar por 5 meses e neste periodo só mesmo passeios com maiores de 80 e crianças! :p

Deixo-vos ainda 2 fotos das bikes vencedoras de medalhas de ouro nos ultimos jogos Olimpicos (London 2012), nomeadamente a EPIC de Kulhavy e a TARMAC de Vinokourov.

O track e os detalhes técnicos podem ser vistos neste link.

Comments

Trilhos de Sta Luzia & Serra D'Arga

A aventura deste fim de semana foi a 7ª etapa do circuito NGPS em Viana do Castelo.

Este fantástico passeio contou com a presença dos fraquinhos António, Mendes, Leite e Pedro. Estiveram tambem presentes, dois novos membros que há algum tempo vinham sendo observados e testados: Nuno e Tomané. Eles mostraram estar à altura de qualquer desafio depois de superarem (com uma perna às costas) estes 90km com 2000m+ de acumulado positivo.

A partir daqui é só não faltar aos treinos e rapidamente estarão ao nivel do M. (eheheh)

Pela primeira vez experimentei a GOPRO do grupo e já deu para perceber como funciona o "bixo"... Algumas cenas estão muito tremidas por causa da forma como segurei a camera. Para a proxima vai sair melhor de certeza, em todo o caso aqui fica o video.

O track e outros detalhes técnicos podem ser vistos neste link. Todas as fotos podem ser vistas no facebook.

Comments

Grande Trail Serra D'Arga

Assim foi mais uma participação dos fraquinhos Pedro e foguinho (Machado) com o amigo Rui Martins num trail, desta feita na Serra D'Arga.

Existiam 3 opções: 12km (caminhada/corrida), 21km (trail) e 42 km (maratona). Como a nossa experiência ainda não é muita neste tipo de provas e até pela dureza do percurso, optamos pelo trail. A partida estava marcada para as 10h mas o controlo zero era às 9:30h, nesse intervalo aproveitamos para tirar umas fotos da praxe, com os campeões: Carlos Sá (Ultra-maratonista e organizador do evento) e a Manuela Machado.

Foi um percurso duro, com muita pedra, subidas de agarrar árvores com passagens improvisadas. Os melhores locais não são cicláveis, contudo cruzamos trilhos do 2º dia do Luso Galaico.

Se a subir havia alturas em que se caminhava, a descer o foguinho parecia que "surfava" nas pedras, ainda bem que anda contido por causa da lesão do pé! Dasseee. Ele leva a prancha e eu vou começar a levar os calções de banho. Ao km 18 não resisti e mergulhei nas lagoas de água cristalina, que espetáculo!

Quando me apercebi já estava o ipod a trabalhar debaixo de água... ups!!! Vá lá que resistiu.

Com mais 30kg em cada sapatilha rumei em direção à meta e pelo caminho ainda tive tempo de cumprimentar o nosso amigo, Rui Novo de outras andanças bttistas que estava lá a prestar apoio. No final enquanto esperávamos pelo autocarro ainda tivemos tempo para uma foto com a referência internacional do trail, Marco Olmo.

Resumindo:
Ambiente muito saudável que se vive no trail.(Pelo menos quando o Leite não vai... :P)
Quanto aos resultados, o Machado ficou em 43º com 2h27m e eu em 60º com 2h32m. Ggrrr não perdes pela demora...:)

A organização esteve à altura do evento: arranque à hora marcada, 4 abastecimentos,trilho bem marcado, GNR e Bombeiros nas zonas mais críticas, transporte para a partida, banhos, etc.

Uma coisa é certa, cada vez mais os nossos objetivos nesta modalidade tornam-se mais ambiciosos. Aguardamos pelo batismo de mais fraquinhos e outros amigos. Até ao final do ano haverá mais novidades...

O track e os detalhes técnicos podem ser vistos aqui e todas as fotos neste link. Não tentem fazer de bike ;).

Leite, pagaste e não foste? Ficaste doente? Faz um like então.

Comments

2º Maratona do Gerês

Grande, grande e fabuloso Gerês! O passeio (prova) de hoje contou com a presença de 3 fraquinhos: Gonçalves na meia maratona e António e Mendes na maratona.

Esta maratona teve como pontos positivos: EXCELENTE paisagem; reforços nos sitios certos e com liquidos e sólidos em quantidade; percurso bem marcado; Simpatia, amabilidade e disponibilidade do staff.

Pontos negativos: secretariado mal organizado e bastante demorado. Ainda bem que a partida atrasou pois eu estive 50 minutos para ter dorsal.

Na minha opinião o track foi bastante duro mas é o Gerês e percursos de 60km nesta zona são sempre um desafio. Conheci alguns trilhos fantásticos e outros que pela sua dureza, não sei se quero lá voltar a passar (durante a proxima semana). :P Talvez a meia maratona tenha sido muito dura para a maioria dos participantes pois na ultima subida (Pedra Bela) não vi 1 que a fizesse em cima da bike. (coitados) De dizer que o muito calor que se fez sentir em nada ajudou os participantes.

Quanto a mim (António) e Mendes voltamos ao "picanço" (pelo menos eu já que o Mendes diz que não se esforçou). Desta vez levei a melhor mas temos que nos deixar disto porque ainda me vai dar um enfarte se continuo a fazer estas médias cardiacas. :p

Muito obrigado ao Alexandre que me deu a sua inscrição uma vez que como não arranjei companhia para dividir despesas, acabei por não ir à maratona dos blackbulls na qual estava inscrito e pago.

Um pequeno video by superfraquinho Gonçalves.

O track e os detalhes técnicos podem ser vistos neste link.

Comments

6º Maratona da Povoa de Varzim

Mais um evento que contou com a participação de António e Mendes... A história desta "prova" (sim Jorge 4TeamBTT, isto decididamente não foi lazer) conta-se em 3 actos:

  • 1º acto: Mendes sai disparado feito lebre e eu atrás dele feito galgo. (deixei de o ver ainda nem tinha andado 3km
  • 2º acto: Apanhei o Mendes e durante mais de 30km andamos juntos. (nem sequer nos abastecimentos se parou). Não andamos juntos porque quisessemos mas porque eu era mais rápido a subir e ele ultrapassava-me a descer... Durante 30km não se via ninguem atrás nem ninguém à frente. Com tantos gajos (e gajas) tive logo que levar com o Mendes 30km!
  • 3º acto: Parti o desviador ao km42, vim de reboque e o Mendes desapareceu (esta é uma das versões). A outra versão é que para não ficar atrás do Mendes desisti. :)

Em todo o caso a verdade é que o Mendes está muito forte e apenas passado 1 ano de se ter juntado aos fraquinhos, limpou-me o sebo numa prova. Nas casas de apostas já se fala que o tira-teimas será no Festbike em Santarém. Stay tuned

O track do Mendes com os detalhes técnicos pode ser visto neste link.

NOTA: Enquanto esperava pelo reboque consegui resolver um problema mecanico a um concorrente... certo, já sei que não acreditam mas por momentos até a mim me enganei! :)

Comments

3 cumes 2012 for fun

O desafio para hoje era fazer um treino leve em ritmo tranquilo uma vez que sábado e domingo temos a Maratona da Póvoa e a Blackbulls Marathon respetivamente.

Talvez um pouco preocupado com as calorias em excesso da francesinha de ontem e porque acordei antes da hora, decidi ir a pedalar de Amares para Barcelos. Quando cheguei a Barcelos tinha um grupo de amigos prestes a começar os 3 cumes. Não gosto muito de pedalar sozinho mas o ritmo deles era bastante baixo e eu tinha almoço marcado em Braga Às 13h. Assim, aproveitei a passagem do Saltalaminha Hernani e apanhei boleia.

Ainda fiz dois cumes com o Hernani mas como já estava a puxar mais do que o que devia acabamos por nos separar, não sem que antes desse um valente malho e partisse a campainha "barbie" que o Mendes me tinha oferecido ontem. (sorry)

O resto do percurso fiz num ritmo mais controlado e devido a compromissos em Braga, acabei por ser rebocado quando me faltavam ainda 10km para chegar a Braga. 92km feitos, amanha vai doer. :(

O track e os detalhes técnicos podem ser vistos neste link.

Comments

Sai uma francesinha...

No dia dos meus anos, alguns amigos das bikes compareceram num jantar surpresa... Obrigado a todos eles e a todos os outros que durante o dia me enviaram mensagens de parabéns.

Ainda bem que antes da excelente francesinha da Taberna Belga dei uma corridinha.

Comments

Who's Back? SuperFraquinhos!!!!

Este fim de semana decorreu a grande travessia na Serra da Estrela. Um percurso com cerca de 200km entre Unhais da Serra e a Guarda.
À imagem do ano passado, esta prova prometia e os fraquinhos, Pedro e Mendes decidiram embarcar na aventura e lá foram na loucura... 


1º Dia - Sábado [Unhais - Guarda] - 98km 3500d+

Chegamos a Unhais da Serra na sexta-feira a tempo de assistir ao briefing no hotel, o Luís deu as indicações mais relevantes do percurso e no final fomos para a sede da junta de freguesia onde iríamos pernoitar. Às 6 da matina, se calhar o galo cantou e eu não ouvi o que é certo é que ninguém mais dormiu (:S) algazarra matinal sem motivo uma vez que a partida era às 8e30H.
O tiro de partida foi dado no H2otel e a partir daí foram logo 16,5km de subida com 1000d+, só que o vento até ao topo foi o nosso maior inimigo, as rajadas eram tão fortes ao ponto de tombar uma colega 4 vezes!
Já lá em cima o tempo estava um pouco nebuloso mas à medida que nos aproximamos de Manteigas melhorou e podemos desfrutar de todo o esplendor das paisagens serranas.
Com o pequeno almoço tomado às 7e30h a minhas esperanças de me reforçar como um labajão passavam, pensava eu, por Manteigas +- a meio do percurso. Errado! Afinal ainda teria de andar uns bons kms, até às 4 da tarde para encontrar um café. Até lá foi um desespero tão grande que ponderei virar-me aos fetos e à giesta o Mendes lá me segurou e não houve necessidade de roçar o mato. O que parecia um pesadelo virou sonho quando abandonei o café!
Depois de renascer já faltava muito pouco, avistavam-se as eólicas com subidas mais acessíveis e por detrás a Guarda.
Chegados à Guarda optamos por dormir no hotel para recuperar melhor para o dia seguinte.



2º Dia - Domingo [Guarda - Unhais] - 85km 2500d+

Já com o pequeno almoço tomado e com umas sandes de prevenção, partimos do Hotel Lusitânia em direção a Unhais da Serra. O tempo estava bom e certamente seria um dia fantástico para tirar umas fotografias.
Esperei até à saída do ultimo ciclista para tirar umas fotos da partida e no final arranquei. Um bom samaritano merece um bónus e eu tive o meu, um furo no primeiro km!
Com a ajuda dos bikes vassoura e de um local, que me trouxe uma bomba de pé, troquei a câmara e arranquei o mais rápido possível para não me afastar do pessoal, até porque não me estava a apetecer nada fazer os "restantes" 84km sozinho. Passei a Guarda e comecei a aproximar de uns ciclistas e a partir daí tudo se recompôs.
Tivemos algumas subidas duras com muita pedra à mistura assim como descidas rápidas e longas, sempre com paisagens abruptas com contornos bem definidos, dignas da maior serra do país.Mas até aqui passamos por sítios devastados pelos incêndios :(.
Todavia o pior ainda estaria por vir depois da pista de ski em Manteigas, onde fizemos um pit stop para reabastecer.(Eat like a rino)
Que parede! Não sei se teria mais de 1km mas era muito íngreme, nada como poupar energias porque ainda faltava a subida final de 18km com 900m d+. Se cansaço da subida dava para esmorecer, bastava um simples olhar para o lado e lá do alto por momentos abstraiamos de tudo.
No topo, tempo de vestir casacos porque até ao H2Hotel eram 11 km a descer.Soltem a pareeedeeee...  
Chegado ao hotel, banhoca para tirar os mosquitos da descida :P e no fim um grande jantar, que para ser um casamento só faltavam os noivos. Massas, almôndegas de salmão, sopinha, saladinhas, folhados, tortilhas, tartes, bolos de aveia e banana, gelatina, fruta, batido de chocolate, hortelã  etc etc. Tudo o que o Grande detesta, mas nós pensamos nele e nessa hora fizemos um esforço para ainda comer mais.




Foi uma jornada espetacular pelo Parque Natural da Serra da Estrela, conhecemos pessoas de todo o país com um grande espírito de aventura!!
Parabéns a toda a organização do Who's (Luís Martins & staff), pelo magnifico passeio que nos proporcionaram. Durante os dois dias foram incansáveis, sempre presentes ao logo de todo o percurso e alegria e boa disposição nunca lhes faltou. Bem hajam!
Who's next?


Os detalhes técnicos e os tracks podem ser vistos nestes links:  Day1 e Day2. Todas as fotos podem ser vistas no facebook.
Comments