Gerês (SUPER) Granfondo

O Gerês Granfondo Cycling Road prometia ser um desafio à capacidade física e aos sentidos. Uma prova ciclotursitica de dureza e beleza elevadas. Com partida e chegada na Vila do Gerês percorremos os mais belos locais do verde Minho como Terras de Bouro, Amares, VilaVerde, Ponte da Barca, Arcos de Valdevez. Passamos por alguns dos pontos turísticos mais emblemáticos, como o Soajo, a aldeia de Brufe ou a barragem de Vilarinho das Furnas.

Mas 147km e 2800m de acumulado pareceram-me pouco para uma prova que se chama GranFondo. Assim tracei como objetivo bater o meu record de distância e acumulado. Saindo e regressando da minha casa em Amares iria ultrapasar os 200km e ficar próximo dos 4000m de acumulado.

Depois de um sábado onde comi e bebi como se não houvesse amanhã, isto no casamento do Pedro Braga. acabei por só me deitar perto da 1h30 da manhã e porque saí mais cedo do casório! Pouco mais de 4h devo ter dormido e ás 6h já estava a preparar-me para esta aventura.

Cheguei ao Gerês com 32km e mais de 500m de acumulado. Levantei o dorsal, congelei à espera da partida e lá fomos. A sensação de ver bikes a passar-me por todos os lados foi assustadora... Eram centenas e centenas de participantes e aquilo estava a fazer-me uma confusão imensa. Ainda assisti a 2 malhos e por isso deixei-os ir... Decididamente fazer zigue-zague a 30km ou 40km hora no meio daquela confusão não é para mim.

Passada a confusao inicial fui no meu ritmo tentando gerir o esforço para os mais de 200km que me tinha proposto. Quando cheguei à Portela do Vade sou ultrapassado pelo Leão Pinto... dasse, andei 40km à frente do homem. (provavelmente partiu mais tarde 30m). :p

A partir dái começaram as subidas "lindas" e fartei-me de ultrapasar povo. Parecia o "Leão". :p

Nos ultimos 20km (Brufe) comecei a fraquejar... comecei a pensar que nao devia ter vindo de bike pois assim teria menos 32km e ainda muita força para ultrapassar alguns ciclistas que iam à minha frente.

Ainda assim consegui ultrapassar a maior parte mas alguns deles voltaram-me a passar. Quando cheguei à meta estava todo f*d*d*. Parecia um velho a sair da bike... que dor de rabo, pernas, ombros e costas (se calhar esqueço-me de algo!). Bebi àgua com fartura, comi qualquer coisa e regressei a Amares com o objetivo cumprido e muitas dores. É um desafio a repetir de preferência com mais fraquinhos e sem casamentos no dia anterior!

NOTA: Parei 6 vezes para urinar!! dasse... nunca imaginei que o meu corpo conseguia processar aquela quantidade de liquidos!! Tambem parei nos 3 reforços e ainda assim consegui fazer um tempo de prova fantastico de 5h19m58s. :ppp

O track e todos os detalhes tecnicos pode ser visto neste link.

Comments