Canoagem no Cávado
O entusiasmo dos três fraquinhos que participaram na descida do Rio Neiva era evidente. Logo, uma actividade para todo o grupo estava para acontecer em breve. Optou-se por descer o rio Cávado, por ser um rio bom para principiantes, com alguns açudes e zonas mais tranquilas para remar.
O dia escolhido parecia não ser o mais adequado, pois no momento do ponto de encontro, pelas 09h00 na praia fluvial de Adaúfe, o termómetro assinalava 0ºC. Este factor não afastou os fraquinhos e, mais uma vez a aventura começou. Após devidamente equipados fomos em direcção ao local de partida, o medo do frio diluiu-se e avançamos para o rio, em canos de 2 elementos. Fomos acompanhados por um guia que nos indicava qual o melhor local para descer os açudes.
A adrenalina subia sempre que se aproximava um desnível. Os fraquinhos foram avançando os obstáculos, com algumas ameaças de queda ao rio. Até que dois elementos não resistiram às águas rápidas e, juntando alguma sabotagem dos colegas, acabaram por mergulhar nas águas geladas do rio Cávado. Conseguiram recompor-se e, posteriormente, seguiu-se um período para remar e aproveitar as paisagens. Quem diria que agora nos iriamos sentir tão confortáveis, sol, água e natureza...impecável.
Depois dos vários açudes aproximava-se a descida final, onde era necessário alguma destreza e precisão no local da descida. Fomos avisados para ter cuidado. Novamente os fraquinhos não vacilaram, porém os elementos que previamente tinham caído ao rio voltaram a refrescar o corpo nas águas do rio, após o embate da canoa numa pedra que os fez cair ;-) Nada de grave...no final já com as canoas estacionadas, aproveitamos para nos lavar no rio e seguimos viagem para um belo almoço, onde foram abordadas as futuras actividades dos Superfraquinhos...onde, quem sabe, a canoagem comece a fazer parte da aventuras com mais regularidade.